O sorrisão do seu pet merece atenção
28 de abril de 2020
Além de muito amor, vacinas e alimentação correta, os tutores precisam ficar atentos e cuidar da saúde bucal dos pets, mas eles muitas vezes não sabem disso ou mesmo sabem como fazer.
Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), 85% dos animais adultos apresentam algum problema dentário, que se não cuidados corretamente podem se tornar problemas gravíssimos, pois a proliferação de bactérias podem chegar até o fígado, rins, articulações e meninges.
Principais problemas
A falta da higienização correta contribui para a proliferação de bactérias que são causadoras de doenças nas estruturas do dente, gerando contaminação e a destruição delas, prejudicando a mastigação, irritando e retraindo a gengiva, o que diminui a qualidade de vida dos animais, comprometendo,também a alimentação.
Algumas das doenças mais comuns são a Periodontite, a Lesão Reabsortiva dos Felinos, a Fratura dentária e o Complexo Gengivite-Estomatite-Faringite.
Fique atento
Alguns sinais podem significar alerta aos tutores quando a saúde bucal do animal não vai bem. Caso o pet apresente algum dos fatores de risco abaixo é preciso consultar o médico veterinário:
1) Apresentar tártaro
2) Ter dentes mal posicionados.
3) Salivação excessiva.
4) Demonstrar dificuldade de mastigar o alimento.
Como cuidar
Para manter a saúde bucal do animal é necessário fazer a escovação dos dentes diariamente, removendo todos o resto de comida e, principalmente a placa bacteriana. No mercado existem diversos produtos específicos para a higienização correta dos pet. E, claro, as consultas com o médico veterinário devem ser regulares, para que ele realize o exame oral.
Quer saber mais, visite uma das unidades do Dr.Hato e consulte seu pet com um dos nossos veterinários.