Fogos de artifício e nossos pet
28 de abril de 2020
Para muitas pessoas os fogos de artifício são sinônimos de festa e alegria. Mas, para cães e gatos o barulho estrondoso das explosões deixam cães e gatos com medo, nervosos e assustados.
Para se ter uma ideia os cães têm uma audição quatro vezes mais potente do que a dos humanos, não muito diferente dos gatos que também tem audição mais aguçada. Isso já justifica o incômodo que alguns sentem, mas outros podem realmente entrar em pânico e sofrerem convulsões, vômito, diarreia e desmaios.
Os perigos dos fogos
Ao começarem os barulhos o primeiro instinto é a fuga, o que resulta em animais perdidos, atropelados e que vão provocar acidentes. Seguidos de morte por enforcamento, graves ferimentos, comprometimento da audição, traumas, ataques, brigas, mutilações, convulsões, afogamento em piscinas, quedas de andares e alturas superiores, aprisionamentos indesejados em porões e em lugares de difícil acesso, paradas cardiorrespiratórias, etc.
Como proteger os pets
Uma grande preocupação dos tutores é quais as precauções que devem ser tomadas para que os animais fiquem menos agitados e estressados. Abaixo encontramos algumas dicas de como proteger seus animais durante uma queima de fogos.
1. Mantenha seu cão ou gato em segurança até que termine a soltura dos rojões.
2. Feche bem as portas e janelas para evitar que o animal fuja.
3. Para abafar o som dos fogos você pode colocar a TV ou o rádio no volume mais alto; ligar o ventilador ou outro aparelho que faça algum ruído que disfarce o barulho dos rojões.
4. Crie um refúgio para que o animal possa se esconder.
5. Tire a coleira do seu cão ou gato.
6. Se houver mais de um animal na casa, deixe-os separados.