Afaste seus animais das doenças transmitidas por vetores
28 de abril de 2020
Coça, coça sem parar? Seu animal de estimação não para de se coçar? Isso não é um bom sinal. Ele pode estar infestado de insetos, pulgas ou carrapatos. Esses bichos são capazes de transmitir aos nossos cães e gatos doenças perigosas, sendo vetores de micro-organismos e nosso animais merecem um cuidado todo especial para se afastarem desse problemas.
Doenças transmitidas por vetores.
Além da popularmente conhecida “doença do carrapato”, que em cães é o parasita erlichiose ou babesiose e a hemobartonelose em gatos, representa 112% de risco de desenvolver doença renal crônica, um problema que pode levar até mesmo à morte.
As pulgas, por exemplo, podem transmitir verme intestinal e infestações graves que podem causar até anemia. Os mosquitos e pernilongos também são transmissores de graves doenças, é o caso da dirofilariose,chamada de “verme do coração”.
Como prevenir?
Nós devemos redobrar os cuidados com nossos amigos nessa época do ano, onde o calor e a umidade facilitam a proliferação desses animais. A dica é atuar na prevenção. Hoje, existem diversos produtos para afastar esses animais no mercado pet e só um médico veterinário pode indicar o mais adequado ao seu animal. Por isso, manter as consultas sempre em dia e realizar checkup periódico com todos os exames é extremamente importante.
Como eliminar?
Caso seu animal de estimação já esteja infestado por esses bichinhos é preciso se consultar com o médico veterinário. Só ele vai saber indicar o tratamento mais adequado. Hoje, o mercado disponibiliza diversas alternativas como coleiras, sprays, medicamentos e xampus para o tratamento.
Os melhores médicos veterinários do ABC estão no Dr. Hato. Aqui você e seu pet encontram equipe especializada em diversas especialidades, equipamentos de alta tecnologia e estrutura hospitalar 24 horas por dia.