Castração é sinal de amor
22 de abril de 2020
Está pensando em castrar seu pet? Muitas pessoas acreditam que castrar seu pet vai gerar algum tipo de tristeza neles e esse é um grande engano. Cães e gatos não precisam ter filhotes para se tornarem adultos plenos, esse é um pensamento e estilo de vida humano que acabou sendo relacionado aos animais de estimação.
Para deixar mais claro, a saúde física e mental não será comprometida, pois eles agem por instinto e com esse pensamento é mais fácil entender que ficam sujeitos a frustração. Por exemplo, quantas fêmeas entraram no cio, nos últimos anos, em seu prédio ou na sua rua? Esses possíveis “parceiros” se reconhecem à distância, ou seja, o seu cachorro instintivamente vai querer acasalar, muitas vezes durante dias, mas sem êxito. Isso sim, pode gerar frustração e estresse constante na vida do seu pet.
Pensando agora em um âmbito maior, a castração é benéfica para nossos pets e também para a sociedade, basta lembrar da quantidade de animais que vivem sofrendo nas ruas.
Castrar o seu animal de estimação é um ato de amor e responsabilidade social, pois você está não apenas prevenindo possíveis doenças, como também contribuindo para reduzir a quantidade de filhotes indesejados.
Além do que destacamos acima, veja outros excelentes motivos para castrar seu pet:
Fêmeas
O indicado é que a castração seja feita antes do primeiro cio, isso ajuda a diminuir o risco de câncer de mama em 99%. Em gatas, a castração reduz as chances da doença entre 40% a 60%.
Se evita pseudociese (gestação psicológica), tumores de útero e ovários e infecções de útero (piometra), que acontece tanto em gatas como em cadelas não castradas.
Não entram mais no cio.
Machos
Se evita problemas de próstata e o câncer de testículo, que em muitos casos é fatal.
A castração reduz a frustração sexual, com isso se reduz o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação com outros animais, principalmente entre os que já apresentavam comportamento agressivo.
Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias.
Um grande mito é pensar que a castração faz com que os animais engordem, porém o que acontece em muitos casos é a redução da atividade física, já que o pet fica mais calmo. Então brinque e faça exercícios com ele, sempre que possível.
Lembre-se, castração é uma prova de amor, converse sempre com seu veterinário de confiança para informações mais precisas.
Temos esse tipo de procedimento em nossas unidades, entre em contato para saber mais detalhes
Unidade Baeta Neves
(11) 4336-7185
Rua Thales dos Santos Freire, 136 – Vila Baeta Neves – São Bernardo do Campo – SP Horário de funcionamento: 24 horas
Unidade Campestre
(11) 4428-1222
Av. Dom Pedro II, 3.309 – Bairro Campestre – Santo André – SP Horário de funcionamento: 24 horas