Cardiologia (com hora marcada)
Unidades que oferecem
o atendimento
As unidades Dr. Hato Baeta Neves e Campestre contam com o atendimento de especialistas em cardiologia de cães, gatos e animais silvestres. A equipe é formada por veterinários e especialistas qualificados para atender qualquer tipo alteração cardíaca e suas complicações.
Estrutura
O Dr. Hato conta com estrutura completa para atender seu pet: internação, cirurgiões cardíacos para cirurgias minimamente invasivas, veterinários intensivistas e clínicos gerais, serviços de imagem (raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, pressão arterial e tomografia) estão preparados para dar suporte aos pacientes que apresentem cardiopatias ou suspeitas de problemas cardiorrespiratórios.
Sintomas
Os sintomas relacionados às doenças do coração são muitos, e o acompanhamento especializado é necessário para um diagnóstico correto e tratamento preciso. Os principais sintomas são:
- Cansaço fácil
- Desmaios
- Arritmias
- Casos de pressão alta
- Perda de peso
- Acumulo de líquido no abdome (ascite) e tórax (efusão pleural, edema)
- Tosse seca (como se estivesse engasgado)
- Congestão hepática
- Hipertensão pulmonar
Os cães, gatos e animais silvestres apresentam vários sinais clínicos relacionados ao sistema cardíaco dependendo da raça, idade e tamanho do animal. Algumas raças de cães têm mais predisposição para doenças congênitas e genéticas dentre elas, o Carvalier King Charles, Dachshund, Maine Coon, Persas, Poodles, cães de raças gigantes, entre outras.
Doenças mais comuns
As doenças cardíacas mais comuns são: doenças valvulares, arritmias, insuficiência de mitral, más formações cardíacas, insuficiência de aorta, cardiopatia hipertrófica, cardiopatia dilatada, hipertensão pulmonar, estenose de aorta entre outras.
Em animais jovens há maior incidência má formações; em cães de pequeno porte, o mais comum é a persistência do ducto arterioso e estenose de aorta; Já em animais adultos, as doenças do miocárdio como cardiomiopatia hipertrófica, doenças degenerativas valvulares, cardiomiopatia dilatada, arritmia, hipertensão pulmonar e hipertensão são as mais comuns; em pets mais idosos vemos a progressão das doenças degenerativas e a agudização dos sintomas, nessa fase o acompanhamento regular do paciente torna-se essencial para a qualidade de vida e aumento da longevidade.
Exames
A primeira avaliação com o cardiologista é muito importante para diagnóstico e realização de exames. O especialista faz a auscultação do coração e direciona o pet para realização de exames, entre eles: ecocardiograma, eletrocardiograma, mensuração de pressão arterial, exame de fundo de olho (para ver sinais de hipertensão), holter, raio x de tórax, tomografia, coleta de exames de sangue, urina, entre outros.
Tratamentos
Dependo do diagnóstico o tratamento pode ser: cirurgia cardíaca minimamente invasiva, medicamentos (remédio para pressão, arritmias ou para aumentar a força de contração do músculo cardíaco etc.). O animal cardiopata necessita de um acompanhamento constante para melhor a qualidade de vida.
Encaminhamentos externos
Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.
Atendimento
As consultas com especialistas são com hora marcada e todas unidades atendem a especialidade de cardiologia. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.