Tomografia computadorizada ajudando seu pet
22 de abril de 2020
Algumas pessoas tendem a ter medo de levar seu pet para o exame de tomografia computadorizada, por causa de alguns mitos gerados por outro exame, o raio x, frequentemente confundido com a tomografia. As pessoas associam esse exame com exposição a radiação e acabam ficando com receio. Porém, tudo não passa de mito, saiba tudo sobre esse exame que é essencial para o diagnóstico de diversas patologias.
Como funciona o exame?
O exame de tomografia computadorizada tem se tornado um forte aliado a medicina veterinária, pois ajuda cada vez mais profissionais a desvendarem patologias com antecedência e assim podem indicar o tratamento de maneira mais eficiente.
Qual aparelho é feito o exame de tomografia em animais?
Com o tomógrafo helicoidal multidetector, mais conhecido como multislice que permite retirar vários “cortes” em uma única exposição, com isso o tempo de execução do exame é reduzido, sendo mais um ponto positivo para os pets, pois não é necessário a anestesia de longa duração.
A tomografia computadorizada em pets também pode fazer o uso de contraste, que ajuda na visibilidade da estrutura de forma mais dinâmica quando ocorrer alguma dúvida e precisar de uma investigação mais profunda. Desse modo é possível reconhecer disfunções de maneira precoce.
Dicas e procedimento
Durante o procedimento é preciso que o peludinho fique imóvel, por isso a tomografia é realizada com ajuda de sedativos ou anestésicos.
Preparatório para que o exame seja realizado: jejum completo por pelo menos 8 horas (água e comida).
-
Cães e gatos com até 10kg esse período é de 8 horas
-
Até 40kg devem jejuar por 10 horas
-
Mais que 40kg são 12 horas sem ingerir alimentos ou líquidos.
Principais indicações da tomografia em cães e gatos
-
Pesquisa de metástases, principalmente pulmonares
-
Avaliação precisa de estruturas ósseas
-
Planejamento cirúrgico de fraturas mais complexas
Algumas regiões do corpo que se é utilizado com mais frequência a tomografia computadorizada em animais:
Crânio
Para diagnóstico de tumores cerebrais, pesquisa de alterações nas regiões retrobulbares, seios nasais, parênquima cerebral, fraturas e condutos auditivos.
Coluna
Para diagnóstico de hérnia de disco, neoplasias na coluna, espondilomielopatia cervical, discoespondilite, fraturas da coluna, luxações, espondilose deformante e planejamento cirúrgico.
Tórax
Para pesquisa de alterações em mediastino, pesquisa de nódulos pulmonares, avaliação da cadeia linfonodal e realizar biópsias guiadas por TC (Tomografia Computadorizada).
Abdômen
Para avaliação da extensão de tumores e suas origens, avaliação da cadeia linfonodal, realizar biópsias guiadas por TC e planejamento cirúrgico.
Região Cervical
Para diagnóstico e extensão de tumores de tireóide e avaliação linfonodal.
Sistema Musculoesquelético
Para avaliação dos processos articulares como cotovelo, ombro, coxofemoral e fraturas de pelve.
Equipamentos de última geração
No Dr. Hato, utiliza-se um tomógrafo de última geração, que permite que o exame seja feito de forma rápida sem ter a necessidade de aplicar anestesia de longa duração. Confira o vídeo onde o Dr. André Romaldini, responsável pela tomografia do Dr. Hato da unidade Campestre, explica a qualidade da estrutura e serviços de tomografia oferecido pelo hospital veterinário.
Agora, você já tem um panorama geral de como funciona o exame de tomografia computadorizada, porém sempre consulte seu veterinário de confiança para um diagnóstico prévio e melhor direcionamento do tratamento.
Unidade disponível
A unidade do Dr. Hato disponível para realizar exames de tomografia é a Unidade Campestre – Av. Dom Pedro II, 3.309 – Santo André – SP.
Agendamento ou encaminhamento
Para agendamento do exame de tomografia ou encaminhamento, caso você seja um profissional de uma clínica parceira, entre em contato com nossa equipe pelo telefone (11) 4428-1222